Sistema de Gestão Educacional

Eventos Previstos - Presencial

Clique no "+" para detalhes do evento.

CURSO USO DE GEOTECNOLOGIAS NA AUDITORIA (DRONES) - 10/08/2022 a 12/08/2022

    Objetivo Geral

  • introduzir para o aluno os principais conceitos e aplicações de geoprocessamento, sensoriamento remoto e levantamento aéreo utilizando drones.

  • Detalhes

  • Objetivos Específicos:
    apresentar ao aluno ferramentas (hardware e software) de geoprocessamento e sensoriamento remoto, mostrando os principais aplicativos disponíveis, bem como fornecer subsídios que auxiliem desde a escolha dos equipamentos e softwares mais apropriados à sua necessidade, planejamento e execução de voos obedecendo a legislação pertinente, e o processamento das imagens obtidas para confecção de produtos cartográficos de seu interesse.
    Tipo do Evento: CURSO
    Eixo Temático: AUDITORIA GOVERNAMENTAL
    Público Alvo: SERVIDOR TCE-CE
    Modalidade: Presencial
    Carga Horária: 18
    Localização: AUDITÓRIO IPC, FORTALEZA-CE
    Provedor(es): INSTITUTO PLÁCIDO CASTELO - IPC
    Responsável pelo Evento: MARCELLA LAURA LEITE FEITOSA CAMURCA
    Período Previsto: 10/08/2022 a 12/08/2022
    Período Pré-Inscrição: 04/07/2022 a 09/08/2022
    Período Realização: 10/08/2022 a 12/08/2022

  • Conteúdo Programático

  • 1. Noções de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto: principais sistemas GNSS, receptores GNSS, sistemas de referência, sistemas de projeção, sistemas de coordenadas, GPS TRACK MAKER, GOOGLE EARTH. Noções de Sensoriamento Remoto, tipos de sensores, tipos de resolução de imagens de satélite (espacial, espectral, radiométrica e temporal), bandas espectrais, composição de bandas, assinatura espectral, dados espaciais, principais satélites, nano satélites, aplicações e exemplos de aplicação com Inteligência Artificial, Índices espectrais, Cálculo de NDVI, uso do QGIS, plataforma GOOGLE EARTH ENGINE e Programa Brasil M.A.I.S. (4,5 h/a)
    2. AERONAVES REMOTAMENTE TRIPULADAS: História dos drones, tipos de drone, partes de um drone, acessórios, baterias, sensores, aplicações, pilotagem, principais marcas, principais modelos e características dos drones do mercado, voo manual, simulador de voo, voo automatizado, planejamento de voo, principais cuidados no planejamento, planejamento de voos em grandes áreas. Legislação aplicada ao uso de drones pelo setor público, ANATEL, Cadastro na ANAC (SISANT), solicitação de voo no DECEA (SARPAS). Execução do voo em campo, equipe, check-list de equipamentos, baterias, principais cuidados com vento, precipitações, aeronaves e
    NO FLY ZONE. (3,5 h/a)
    3. NOÇÕES DE FOTOGRAMETRIA E AEROFOTOGRAMETRIA: Conceitos de fotogrametria, aerolevantamentos, vantagens da aerofotogrametria, estereoscopia, sobreposições, Ground Sample Distance (GSD), Laser Scanner, nuvem de pontos, mapeamento aéreo com utilização de drones. (2,5 h/a)
    4. PROCESSAMENTO DAS IMAGENS: Principais soluções para processamento das imagens e geração dos produtos cartográficos, plataforma de processamento em nuvem, processamento local com AGISOFT METASHAPE, processamento com software livre WebODM, acurácia posicional, pontos de controle. (3,5 h/a)
    5. EXERCÍCIO PRÁTICO: Exercício Prático. Levantamento e processamento das imagens. (4,0 h/a)

    Módulos

  • MÓDULO ÚNICO

    Período: 10/08/2022 a 12/08/2022
    Modalidade: Presencial
    Carga horária: 18
    Horário 1° Turno: 09:00 - 12:00
    Horário 2° Turno: 14:00 - 17:00
    Frequência Mínima: 75%
    Localização: AUDITÓRIO IPC, FORTALEZA-CE
    Instrutor(es): JULIO UCHOA CAVALCANTI NETO

  • Ações